Sinistro - Ramos Elementares

Quando ocorrer um sinistro, entre em contato com a Prossiga Seguros para que nós possamos dar o suporte necessário neste processo.

No caso de o sinistro ocorrer fora do horário comercial, e na necessidade de um atendimento de emergência, entre em contato com o Serviço de Assistência 24 Horas de sua seguradora, pelo telefone que consta em seu cartão de Seguro/Apólice, ou Clique aqui. No primeiro dia útil, entre em contato com a Prossiga Seguros, informando a ocorrência do sinistro para que possamos auxiliar em todo o trâmite.

Segue abaixo os documentos básicos necessários para que possamos entrar com aviso de sinistro junto à seguradora:

- Carta de comunicação, descrevendo o fato detalhado, claro e preciso. Nesta carta deve conter data, hora, local, descrição do ocorrido e contato da pessoa responsável para agendamento da vistoria local
- Discriminação detalhada dos prejuízos reclamados
- Boletim de Ocorrência policial, civil e/ou militar, se for o caso
- Orçamentos de reparos, discriminando material e mão de obra

DICAS

1 - Nunca inicie um reparo antes da comunicação do sinistro ou da vistoria por parte da seguradora, pois isto acarretará na perda do direito de indenização, conforme previsto nas “Condições Gerais” da apólice.

2 - Em casos de sinistro com reparos emergenciais (que necessite consertos imediatos antes da vistoria de constatação), recomendamos o aviso de sinistro pelo telefone (quando disponibilizado), fotos e vídeos dos locais prejudicados e a retenção de todo material e peças danificadas. Fique atento, pois empresas de reparos de elevadores, por exemplo, levam as peças embora. Analisar se o custo do prestador é compatível ao de mercado e exigir laudo detalhado da ocorrência, dos danos e possíveis causas.

3 - É de responsabilidade do segurado, no momento da ciência do início do sinistro, tomar todas as providências imediatas para evitar o aumento do prejuízo. Exemplos: cortar a água do prédio todo em caso de vazamento ou alagamento; acionar brigadistas e/ou Corpo de Bombeiros imediatamente para ciência de um incêndio, entre outros procedimentos em casos emergenciais.

4 - É importante manter a seguradora informada, caso ocorra qualquer alteração no risco do objeto segurado. Constatada a altera- ção do risco, a seguradora poderá recusar o pagamento de uma eventual indenização. Exemplos de alterações de risco: mudança de atividade, novas edificações, alterações ou inutilização nos sistemas de segurança contra incêndio ou roubo, entrada de produtos inflamáveis não preexistentes, novos inquilinos com outra atividade de risco.